Roubo a transporte

Suspeito de série de assaltos a taxistas é preso em Santa Maria

Lizie Antonello

Um assalto a taxista ocorrido na manhã desta quarta-feira teve um desdobramento curioso que resultou na prisão do suspeito.

Foto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

Por volta das 11h, um homem entrou em um táxi em frente ao Royal Plaza Shopping e pediu uma corrida até as proximidades do Asilo Vila Itagiba, no Bairro Chácara das Flores, na Região Norte. Conforme o taxista, de 28 anos, ao chegar ao local, o homem rendeu-o com uma faca, anunciou o assalto e pediu o dinheiro. O motorista entregou o que tinha, e o homem fugiu.

A notícia circulou por meio de rádio entre os taxistas. Além de dar as características do suspeito, a informação era de que o homem estava com a perna machucada. Foi o suficiente para que ele fosse reconhecido por taxistas que trabalham em frente ao Pronto-Atendimento do Bairro Patronato, cerca de uma hora depois, quando procurou atendimento na unidade.

Em poucos minutos, uma dezena de táxis ocupou o entorno do PA. Um a um, os motoristas começaram a reconhecer o suspeito como sendo o autor de assaltos dos quais foram vítimas nos últimos meses.

Foto: Gabriel Haesbaert / NewCO DSM

Os guardas municipais que atuam no PA chamaram reforço, e a Brigada Militar também foi acionada. Após receber atendimento, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento, onde foi feito o auto de prisão em flagrante. Ainda durante esta tarde, ele deve ser encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).

Dois são presos por crimes contra o meio ambiente em Santa Maria

A equipe do Diário conseguiu falar com seis vítimas que reconheceram o suspeito. As descrições sobre como ocorreram os assaltos são todas semelhantes: ele pegava o táxi em algum ponto da área central da cidade e pedia uma corrida até as proximidades do Asilo Vila Itagiba, onde anunciava o assalto, rendendo os motoristas com uma faca. Pegava o dinheiro e fugia a pé. A diferença é que, em alguns casos, o suspeito estava com uma criança no colo ou acompanhado de uma mulher.

– Na Rua Passo do Weber, a mulher desceu, e ele me calçou com uma faca, dessas de churrasco, e me disse: "Passa o dinheiro" – relatou o taxista Aldomar Martins Guilherme, 51 anos.

Jovem é baleado na frente de casa em Santa Maria

Em outra ação, mesmo com a experiência profissional de 52 anos, o motorista Valter Rodrigues Pinheiro, 77 anos, não desconfiou que seria assaltado devido à presença de uma criança.

– Ele estava no banco de trás, me agarrou pelo pescoço e colocou a faca na minha garganta. Como a gente vai imaginar que o cara com uma criança no colo vai te assaltar? É um inocente que não tem nada a ver com a história – declarou, impressionado, o taxista.

Os outros quatro taxistas relataram os casos, mas não quiseram ter os nomes divulgados.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

OPINIÃO: Brasília: Sodoma e Gomorra, votar ou não votar

Próximo

Posto de saúde central amplia horário de agendamentos de consulta

Geral